• home/
  • blog/
  • Pesquisa Tracking: o que é e como utilizá-las estrategicamente no período eleitoral

Pesquisa Tracking: o que é e como utilizá-las estrategicamente no período eleitoral


A pesquisa com a metodologia Tracking consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma diária. Com base nessa metodologia, o cliente passa a contar com resultados diários da intenção de voto e tem como principal vantagem a capacidade de antecipar o impacto de eventos na decisão de voto do eleitor. 

A realização de pesquisas eleitorais pontuais, ou seja, de 2 em 2 meses como exemplo, permite captar a evolução da intenção de voto em intervalos espaçados, no caso do exemplo, de 2 meses, o que, dependendo da dinâmica da intenção de voto, pode ser muito distante e, desta forma, um fator que dificultará uma estratégia de vitória. 

Nas últimas eleições a decisão do eleitor tem ficado cada vez mais para a última hora e cada vez mais dependente de informações que são compartilhadas na internet com velocidade nunca antes vista nas eleições. Dessa forma, o monitoramento contínuo e diário da intenção de voto é um fator decisivo nas estratégias de campanha, principalmente nos 30 dias que antecedem a votação. 

Outra vantagem da metodologia Tracking é a disponibilização de resultados diariamente, permitindo diferentes análises. A primeira apresenta os resultados obtidos no dia, enquanto as demais apresentam resultados considerando a média dos últimos 2 e 3 dias. Os gráficos a seguir apresentam um caso real de pesquisa Tracking realizada pelo Instituto MDA Pesquisa. 

 

Fig. 1: Intenção de voto espontânea | Média móvel de 3 dias

 

Fig. 2: Intenção de voto estimulada | Resultados diários

 

Outra grande vantagem dessa metodologia reside na possibilidade de medir eventos em tempo real. Como os questionários são aplicados diariamente, é possível incluir novas perguntas pontuais para captar a reação da população a um debate realizado ou uma denúncia apresentada, por exemplo. 

Por ser realizada por telefone, o que elimina gastos de deslocamentos, a realização de pesquisa do tipo tracking, de forma geral, é um produto barato, se comparado à quantidade de informações que são obtidas. 

Em resumo, é possível trabalhar com pesquisas espaçadas, como 2 em 2 meses, ou de mês em mês, porém, para o caso de disputas acirradas, dinâmicas e com crescimento de “terceiras vias”, torna-se importante a utilização de pesquisas tracking para o monitoramento diário, a fim de evitar surpresas na reta final da campanha. 

 

 

Notícias Relacionadas

Estudo de Caso – Pesquisa Quanti e Qualitativa

O Instituto MDA Pesquisa foi contratado por uma Prefeitura de Minas Gerais para realizar duas pesquisas de avaliação e satisfação da população...

Controle de qualidade em pesquisa de opinião. Conheça mais!

Pesquisa de opinião é assunto sério, precisa ser realizada por profissionais especializados e contar com elevados padrões de...

Entre em contato para saber mais

Todos os direitos reservados

Com muito ♡ por