Estudo de Caso – Pesquisa Quanti e Qualitativa
O Instituto MDA Pesquisa foi contratado por uma Prefeitura de Minas Gerais para realizar duas pesquisas de avaliação e satisfação da população da cidade com a administração pública e da comunicação da Prefeitura com o cidadão. A primeira ação foi a coleta face a face em metodologia quantitativa e, em seguida, a metodologia adotada foi a quantitativa.
O primeiro levantamento, portanto, ouviu 800 moradores da cidade, utilizando um questionário com perguntas fechadas e estruturado em conjunto pela MDA Pesquisa e a Secretaria de Comunicação da prefeitura. Os assuntos abordados na pesquisa envolveram temas de relevância para a população: a atuação da Administração Municipal, as prioridades de cada bairro/setor da cidade, a avaliação dos serviços públicos, e por último, a preferência por meios de comunicação da cidade em questão.
As informações foram coletadas seguindo amostra de gênero, idade e contemplando os 30 setores residenciais da cidade. Foram entrevistas pessoais e domiciliares e que permitiram a Prefeitura Municipal obter dados sobre suas ações e subsidiar futuras decisões estratégicas de comunicação da administração municipal. Ao final do questionário era perguntado ao entrevistado se ele desejaria participar de um grupo de discussão sobre o tema apresentado na entrevista, já direcionando então para a segunda parte desse projeto: o Focus Group, uma das metodologias de pesquisa qualitativa.
Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foram formados 7 grupos, assim discriminados:
- Mulheres com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos
- Homens com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos
- Mulheres com renda familiar entre 2 e 5 salários-mínimos
- Homens com renda familiar entre 2 e 5 salários-mínimos
- Mulheres com renda familiar acima de 5 salários-mínimos
- Homens com renda familiar acima de 5 salários-mínimos
- Homens e Mulheres – funcionários públicos municipais, qualquer renda
Cada grupo foi formado por entre 8 a 12 participantes e teve duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. Houve todo o cuidado na formação dos grupos em selecionar participantes de ocupações diversas, de todas as faixas de idade e morando em diferentes bairros da cidade e, sobretudo, com avaliações dos governantes que iam de ótimo a ruim (identificados com base na pesquisa quantitativa anterior).
Esta metodologia qualitativa permitiu que os participantes falassem de forma mais ampla e segura sobre sua vida cidadã. Os grupos foram conduzidos por um mediador que foi apresentando os temas e coordenando as colocações de cada participante, conduzindo de forma que todos pudessem se expressar com segurança.
Para este projeto foram abordados os seguintes temas:
- Qualidade de vida e satisfação em morar na cidade, bem como seus principais problemas;
- Satisfação com os serviços públicos: saúde, educação, segurança, transporte público, pavimentação e geração de empregos;
- Avaliação da administração municipal e seu secretariado;
- No grupo específico de funcionários da Prefeitura foram avaliadas as condições de trabalho e melhorias a serem alcançadas, bem como a comparação com as gestões municipais anteriores;
- Comunicação e ações da Prefeitura;
Os resultados obtidos permitiram um mapeamento preciso da atual situação da cidade de forma a propiciar análises seguras para as ações e estratégias da Prefeitura e suas secretarias, tendo como objetivo maior o bem-estar da população.