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Controle de qualidade em pesquisa de opinião. Conheça mais!


Pesquisa de opinião é assunto sério, precisa ser realizada por profissionais especializados e contar com elevados padrões de qualidade. 

Quando você contrata uma pesquisa de opinião espera que diversas ações e decisões estratégicas para sua empresa, seu negócio ou para sua campanha eleitoral sejam tomadas com base nos resultados, certo? Então você precisa confiar na empresa que você contrata e conhecer seus procedimentos de controle de qualidade e garantia da informação. 

Imagine que você contrate uma pesquisa de opinião em que não se saiba ao certo como é o processo de qualidade da empresa: Suas decisões e estratégias podem te levar para lugar nenhum, além de comprometer volume de recursos desnecessários podendo trazer muita dor de cabeça. Saiba que, pior do que não ter informações, é ter informações nas quais não se pode confiar. 

De nada adiantam relatórios bonitos, gráficos dinâmicos, preços acessíveis, se a base de toda pesquisa, que é a coleta da informação junto aos entrevistados, é malfeita ou passível de ser fraudada pela equipe de campo. 

É pensando nisso que apresentamos nossos procedimentos para controle de campo e auditoria, os quais são utilizados em 100% de nossos projetos. 

 

PROCESSO DE CONTROLE 1 – AVALIAÇÃO PRÉVIA DA QUALIDADE 

Nesse processo, uma equipe de entrevistadores realiza uma amostra teste para avaliar adequabilidade do questionário, opções de respostas, entendimento das questões e semântica. 

Essa etapa é de vital importância para garantir a correta compreensão de todas as questões do questionário, além de ser ferramenta útil para a obtenção de sugestões e conselhos aos demais membros da equipe antes que o trabalho efetivamente tenha início. 

PROCESSO DE CONTROLE 2 – CHECAGEM DAS ENTREVISTAS COM CAMPO EM ANDAMENTO 

O Instituto MDA trabalha com coleta de dados por meio digital, com utilização de tablets e recebimento das entrevistas à medida que são realizadas. Desta forma, nossa equipe de controle de qualidade tem acesso aos dados da entrevista em tempo real, o que permite a comprovação da entrevista e das respostas dadas, quando os pesquisadores ainda estão em campo.  

A checagem das entrevistas é realizada por meio telefônico com base em amostra de ao menos 15% das entrevistas realizadas por entrevistador, com checagem estimada em 10% das respostas dadas. 

PROCESSO DE CONTROLE 3 – COLETA DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS 

Por meio da utilização dos tablets, é realizado o registro das coordenadas geográficas do local de realização das entrevistas, o que permite visualizar o local exato da abertura do questionário, facilitando a comprovação da ida do pesquisador ao local indicado. Há ainda como observar o fluxo e dispersão das entrevistas realizadas, facilitando a verificação do cumprimento das regras metodológicas, como por exemplo, máximo de duas entrevistas por rua, dentre outros aspectos de amostragem definidas durante o treinamento para o projeto de pesquisa. 

PROCESSO DE CONTROLE 4 – ACOMPANHAMENTO ONLINE 

Com base na coleta digital das informações, nossa equipe de controle de qualidade monitora em tempo real a evolução do trabalho de campo, com informações específicas sobre: 

– Número de entrevistas realizadas por pesquisador 

– Número de entrevistas realizadas por setor residencial 

– Número médio de entrevistas realizadas por dia 

– Tempo médio de duração de cada entrevista 

– Distância percorrida pelo pesquisador 

PROCESSO DE CONTROLE 5 – GRAVAÇÃO DAS ENTREVISTAS 

A coleta digital permite a gravação automática de cada entrevista, seja de forma completa ou de apenas alguns trechos. Isso permite avaliar a correta aplicação do questionário, além de evitar que o pesquisador pule determinadas partes do questionário. Por questões éticas e de preservação da identidade do respondente, estas informações são utilizadas exclusivamente para o processo de controle de qualidade, não sendo expostas ou enviadas para o contratante. 

PROCESSO DE CONTROLE 6 – COMPROMETIMENTO E REMUNERAÇÃO 

Temos percepção clara da importância do papel do pesquisador e seu impacto na qualidade final do trabalho de pesquisa de opinião. Neste sentido, nos esforçamos para criar uma equipe de trabalho coesa, ciente da importância de seu trabalho, com preceitos éticos para abordagem e condução da entrevista, com boa remuneração e respeito à pessoa que está fornecendo as informações durante a entrevista. 

 

PROCESSO DE CONTROLE 7 – AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DA EQUIPE 

Após a realização de cada projeto de pesquisa, a equipe de controle de qualidade emite um relatório para cada pesquisador, gerando um histórico de atuação, facilitando nosso processo de seleção dos melhores pesquisadores, recrutando cada vez mais profissionais experientes e com qualidade de atuação comprovada. Este procedimento serve ainda como motivação para os pesquisadores que recebem um feedback em todos os projetos que participam. 

PROCESSO DE CONTROLE 8 – AÇÕES DE CORREÇÃO 

Uma vez que a coleta de dados é realizada de forma digital e a checagem das entrevistas é realizada em tempo real, ajustes de conduta e reposição de entrevistas poderão ser realizados de forma mais ágil e assertiva. 

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