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Como utilizar pesquisas qualitativas no cenário eleitoral


A realização de pesquisas de opinião com objetivo às eleições municipais está associada, quase sempre, à realização de estudos quantitativos, onde o objetivo é saber, por exemplo, qual o percentual de voto em determinado candidato ou qual o percentual de eleitores que aprova o atual prefeito. E isso é certo. As pesquisas quantitativas desempenham um papel fundamental na compreensão de como a opinião pública, em média, pensa sobre diferentes temas. 

            Mas há outra forma de conhecer a opinião da população, com uma metodologia que está cada vez mais em uso e se tornando cada vez mais importante na obtenção de informações que serão utilizadas pelas equipes de comunicação e marketing que é por meio da realização de grupos de discussão. 

Nessa metodologia, também conhecida como Focus Group, um grupo de pessoas com determinadas características (Homens / Mulheres, Jovens / Velhos, Ricos / Pobres, etc..) é reunido em uma sala, em horário pré-determinado, onde, por meio de um moderador, temas sobre a comunidade são colocados para discussão. Em geral as reuniões acontecem com grupos de 8 a 12 pessoas e com duração aproximada de 100 minutos. 

            É uma metodologia que consegue levantar muitas informações qualitativas que são imperceptíveis nas pesquisas quantitativas. Aqui não se busca obter percentuais a favor ou contra, mas sim, o porquê de estarem a favor ou contra. As discussões em grupo também possuem gravação de áudio e vídeo, para posterior transcrição e geração de relatórios de análise. 

            Outra aplicação interessante dos grupos de discussão envolve a apresentação de imagens dos potenciais candidatos, solicitando que os entrevistados apontem se votariam, se rejeitam e, principalmente, os porquês dessas opiniões. Também podem ser apresentados diferentes materiais de campanha, como impressos, vídeos do horário eleitoral, postagens de rede social, dentre outras mensagens. 

            Em geral, as discussões em grupo apresentam citações espontâneas dos participantes sobre assuntos, percepções coletivas e formas de linguagem que, até então, não se sabia se já estavam no imaginário popular. Esse tipo de “descoberta” é crucial para as estratégias de comunicação viral ou de massa, a ser realizada ou combatida nas redes sociais. 

            A utilização de pesquisas de opinião de intenção de voto é obrigatória? Sim. A utilização de pesquisas por meio de grupos de discussão é obrigatória? Não. Você deverá decidir pela utilização de grupos de discussão para os seguintes casos: 

            – Cidades com mais de 50.000 habitantes 

            – Disputas acirradas entre os candidatos 

            – Disputa com participação de candidatos novos ou outsiders 

            Resumindo, a realização de grupos de discussão trará informações muito importantes para sua campanha, porém não é obrigatória e você deverá avaliar seus recursos e a situação política local antes de optar pela contratação dessa metodologia. 

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