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COMO FICAM AS PESQUISAS ELEITORAIS E AS ELEIÇÕES 2020 EM TEMPOS DE PANDEMIA


O avanço da pandemia do coronavírus por todo o Brasil levanta dúvidas sobre o comportamento do eleitor neste ano de eleições municipais. Temos uma população mais alerta, mais politizada e mais preocupada com os impactos das decisões do poder público em suas vidas e na de sua comunidade, o que vai impactar na forma como o eleitor decidirá o seu voto na eleição que se aproxima. 

A realização de pesquisas de opinião é a ferramenta mais adequada para conhecer as opiniões e as necessidades desse “novo eleitor”. Se a escolha de um Instituto de Pesquisa já era importante para as estratégias de sua campanha, agora se torna ainda mais fundamental. É preciso conhecer as opções de metodologia dos institutos e também seus protocolos sanitários, de forma a proteger tanto os entrevistadores quanto os entrevistados e a comunidade em geral. 

A metodologia que está sendo mais utilizada atualmente pelo Instituto MDA envolve a coleta por telefone, porém com um diferencial exclusivo: Utilizamos base de dados própria do Instituto MDA, formada por pessoas que foram entrevistadas pelos nossos pesquisadores em anos anteriores, o que permite cumprir perfis amostrais com segurança, de forma a ficar semelhante aos projetos realizados presencialmente. Os resultados têm se mostrado valiosos para nossos clientes e a receptividade dos entrevistados ao telefone também é muito positiva. 

Para as metodologias qualitativas, as entrevistas têm sido realizadas de forma virtual, por meio de diversas inovações tecnológicas disponíveis no mercado. Tudo isso representa eficiência nos gastos de campanha, acesso rápido à informação e qualidade da informação. As pesquisas presenciais já estão sendo retomadas pelas empresas de pesquisa, porém com análise da situação município por município e com possibilidade de, eventualmente, o projeto tenha que ser concluído via telefone. 

Embora a data real em que a eleição municipal irá ocorrer ainda seja uma incerteza, tudo indica que será adiada por algumas semanas, não passando para além de dezembro de 2020. Entretanto, os prazos para registros de candidaturas, realização das convenções permanecem como estão, sem adiamentos, o que torna necessária a realização de pesquisas de opinião em tempos de pandemia. Não há como esperar ou torcer para que os mandatos sejam estendidos, uma vez que é muito pouco provável que isso aconteça. Ou seja, é preciso avançar no planejamento da campanha já. 

O importante é que o candidato às eleições de 2020 e sua equipe precisam se mover cada vez mais rápido com objetivo de conhecer o perfil desse novo eleitor, identificando suas demandas de forma a remodelar e ajustar suas estratégias de campanha para os próximos meses. 

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