Projeto Paulo Freire e Viva o Semiárido
Em 2021, O Instituto MDA foi responsável por fazer as medições de impacto dos projetos Paulo Freire e Viva o Semiárido junto à população rural do semiárido brasileiro.
No projeto Paulo Freire, foram realizadas 693 entrevistas em 38 municípios do Ceará, enquanto para o Viva o Semiárido, foram realizadas 438 entrevistas em 31 municípios no Estado do Piauí. Em ambos os projetos, o questionário tinha tempo médio de 60 min de aplicação, com o público a ser entrevistado localizados em Zona Rural.
ELEIÇÕES 2022
As eleições de 2022 foram marcadas pela consolidação do Instituto MDA no cenário nacional de pesquisas de opinião, sendo classificado como o Instituto mais assertivo nas eleições presidenciais tanto nos resultados para o 1º turno quanto para o 2º turno.
Foram realizados sete projetos nacionais em parceria com a Confederação Nacional do Transporte, cada um com 2002 entrevistas, visitando 25 UFs e cerca de 140 municípios em cada projeto.
Também foram realizados projetos em diversas Unidades da Federação.
Projeto Monitora / Dom Helder Câmara
Em 2022, como reflexo da performance na condução dos projetos Paulo Freire e Viva o Semiárido, O Instituto MDA foi responsável por fazer as medições de impacto do projeto Monitora, em parceria com a Universidade de Brasília, junto à população rural do semiárido brasileiro.
Neste projeto, foram realizadas 4.895 entrevistas, distribuídas em 413 municípios de 10 unidades da federação. O questionário tinha tempo médio de 60 min de aplicação, com o público a ser entrevistado localizados em Zona Rural.
ANEEL
Outra grande pesquisa realizada pelo Instituto MDA foi conduzida em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. No período de julho a setembro, foram realizadas mais de 25 mil entrevistas distribuídas por 540 municípios em todas as unidades da federação.
CNT
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realiza, em parceria com o MDA desde 2012, pesquisas de opinião em todo território nacional. Essas pesquisas formam um retrato do que pensa a população brasileira sobre os principais assuntos do momento, como política, economia, emprego, renda, saúde, educação e segurança pública.
INMETRO
O Instituto MDA desenvolveu para o Inmetro pesquisas para avaliar imagem institucional e identificar percepção e hábitos dos consumidores em relação à confiança em produtos e instrumentos de medida, como balanças, bomba de combustível, entre outros.
Programa Luz para Todos
Parceria firmada entre o Instituto de Pesquisa MDA e o Governo Federal. Promoveu pesquisas em todo o território nacional a fim de avaliar a opinião da população beneficiada com o programa Luz para Todos analisando os impactos do Programa na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Jornal Estado de Minas
O Instituto de Pesquisa MDA e o Jornal estado de Minas desenvolveram juntos um trabalho de pesquisas de opinião. Na ocasião, foram realizadas mais de 30 pesquisas nas principais cidades mineiras.
AGR
Dois projetos foram realizados junto à Agência Goiana de Regulação com o bjetivo de avaliar a satisfação da população de Goiás com os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado. Foram realizadas mais de 2.000 entrevistas distribuídas em todas as regiões de planejamento avaliando questões sobre saúde, educação, segurança, transporte, terminais rodoviários e meio ambiente.
SEBRAE
Diversas pesquisas foram realizadas para avaliar o impacto das ações do SEBRAE/MG e parceiros na promoção de melhorias de condições sociais e econômicas dos participantes de vários projetos, tendo como característica o monitoramento periódico (T0, T1, …, TF) da performance dos indicadores definidos pelo SEBRAE/MG no formato painel. Esse projeto foi realizado ao longo de 8 anos. Foram realizadas entrevistas distribuídas em 145 projetos, tais como grupos de artesãos, produtores de alimentos orgânicos, fruticultores, empresários em geral, comerciantes, entre outros diversos públicos distintos.
Governo de Minas
Foram realizados dois projetos, sendo o primeiro entitulado de Pesquisa para Avaliação do Perfil e Demanda Turística em Minas Gerais, projeto realizado para a Secretaria de Turismo de MG, abrangendo entrevistas em 44 municípios do Estado, agrupados em 19 circuitos turísticos. Foram realizadas 11.423 entrevistas distribuídas em três períodos da pesquisa, denominados de alta, média e baixa temporada.
O segundo projeto foi realizado para a Secretaria de Planejamento de MG, com objetivo de avaliar a satisfação da população com os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado, com 2.250 entrevistas realizadas em 83 municípios.
Correios
O Instituto MDA atuou em parceria com o Correios na realização de pesquisa com abrangência nacional para avaliar a percepção e satisfação com os serviços de atendimento e de distribuição. A coleta de dados foi realizada de forma domiciliar para avaliar o serviço de entrega de correspondências e em Agências dos Correios para avaliar questões sobre o atendimento ao cidadão. Os dois projetos já realizados contaram com a realização de mais de 16.000 entrevistas distribuídas em cerca de 215 cidades brasileiras.