Por que o prefeito não tem que pensar em reeleição?
Porque ele foi eleito para melhorar a vida da população e não para se reeleger. Simples assim!
Em minhas conversas com prefeitos sempre vejo uma ansiedade e preocupação excessiva em buscar a reeleição, manter o grupo unido, dentre outros pensamentos focados em continuar no poder. É importante registrar de início que nada tenho contra a reeleição, porém esse não deve ser o foco do mandatário máximo do município.
O foco de qualquer Prefeito, obviamente, deve ser a melhoria das condições de vida do cidadão, preocupando-se sempre em deixar a cidade melhor do que quando assumiu o governo. Se isso acontece e é colocado em prática, a reeleição será uma consequência natural e será atingida com menor esforço.
Quando se conhece a opinião da população e suas necessidades, fica mais fácil e eficiente para o prefeito promover a melhoria das condições de vida, além de permitir a criação de indicadores de satisfação e a melhoria dos índices de popularidade. Ao atingir esse nível, os “grupos” políticos procurarão estar ao seu lado, facilitando então a reeleição.
Quando o prefeito coloca sua atenção na reeleição e em manter o seu “grupo” unido, ele acaba atendendo às necessidades desse “grupo” ficando distante de quem realmente manda na eleição: o cidadão comum e que depende diretamente das ações do poder público.
O eleitor mudou e vem mudando cada vez mais, as informações são disseminadas em velocidade impressionante e hoje ele está muito mais atento e crítico em relação às ações realizadas pelos gestores públicos. Portanto, mais do que nunca, o foco deve ser a satisfação do cidadão e melhoria da qualidade de vida.
Para conhecer melhor sobre projetos de monitoramento da satisfação com foco na administração municipal, clique aqui.