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OS PRINCIPAIS TIPOS DE PESQUISA NA GESTÃO PÚBLICA


“O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas, mediante o emprego de procedimentos científicos”. Partindo dessa importante definição de Antônio Carlos Gil [1], vamos apresentar os diferentes tipos de pesquisas e seus objetivos, de forma que as ferramentas existentes dentre esse universo científico, desde que alinhadas, possam proporcionar ao gestor público uma possibilidade real de promoção do desenvolvimento de uma cidade. 

Quando falamos em propósito de uma pesquisa, uma elaboração bem clara e didática, foi elaborada por Sylvia Roesch [2] e segue abaixo: 

– Avaliação de Resultados: julgar a efetividade de um plano ou programa;
– Avaliação Formativa: melhorar um programa ou plano, acompanhar a sua efetivação;
– Pesquisa-Diagnóstico: explorar o ambiente, levantar e definir problemas 

Seguindo em nossa reflexão, na perspectiva da pesquisa quanto a sua abordagem, temos dois tipos: 

– Pesquisa Quantitativa: a coleta é feita por entrevistas, questionários, testes e índices. As técnicas de análises são por métodos estatísticos onde considera-se que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números as opiniões e informações para classificá-las e analisá-las; 

– Pesquisa Qualitativa: a coleta é feita usando entrevistas de profundidade ou entrevistas em grupo (Focus Group), e o pesquisador é o instrumento-chave. Permite que o entrevistado expresse atitudes e opiniões gerais, gerando uma pesquisa descritiva, com análise de conteúdo e construção de teoria. Essa modalidade gera extenso e valioso volume de dados, exigindo uma amostra pequena, mas bem representativa, e por fim, sem o emprego de técnicas estatísticas. 

Por fim, podemos classificar as pesquisas quanto aos procedimentos técnicos, e aí temos várias possibilidades: pesquisa de campo, pesquisa experimental, pesquisa participante e a mais utilizada na gestão pública, a pesquisa levantamento ou, também conhecida como “survey”. Essa técnica permite ao pesquisador realizar uma sondagem de opinião pública, ou seja, é uma interrogação direta das pessoas cujo comportamento e satisfação, dentre outros assuntos, se deseja conhecer e avaliar. 

Percebemos nessa resumida e simples explicação como é decisiva a correta utilização das pesquisas pelo prefeito e sua equipe. Aliado a isso, se houver uma firme proposta de produzir resultados para o bem comum, com mais eficácia (atingir os objetivos da organização) e com mais eficiência (otimizar o que já está implementado) os benefícios serão colhidos por todos. 

Esse assunto será melhor compreendido com a leitura de outros artigos, que complementam esse estudo da MDA Pesquisa: “Por que as pesquisas são importantes para o gestor público?”, “Para que servem as pesquisas administrativas?” e “Quais os benefícios das pesquisas administrativas?” 

Ana Carolina Azevedo – Socióloga e diretora do Instituto MDA 

[1] Antônio Carlos Gil é Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo
[2] Sylvia Roesch é Sociológa e Ph.D. pela London School of Economics 

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