• home/
  • blog/
  • Estudo de Caso – Pesquisa Quanti e Qualitativa

Estudo de Caso – Pesquisa Quanti e Qualitativa


O Instituto MDA Pesquisa foi contratado por uma Prefeitura de Minas Gerais para realizar duas pesquisas de avaliação e satisfação da população da cidade com a administração pública e da comunicação da Prefeitura com o cidadão. A primeira ação foi a coleta face a face em metodologia quantitativa e, em seguida, a metodologia adotada foi a quantitativa. 

O primeiro levantamento, portanto, ouviu 800 moradores da cidade, utilizando um questionário com perguntas fechadas e estruturado em conjunto pela MDA Pesquisa e a Secretaria de Comunicação da prefeitura. Os assuntos abordados na pesquisa envolveram temas de relevância para a população: a atuação da Administração Municipal, as prioridades de cada bairro/setor da cidade, a avaliação dos serviços públicos, e por último, a preferência por meios de comunicação da cidade em questão. 

As informações foram coletadas seguindo amostra de gênero, idade e contemplando os 30 setores residenciais da cidade. Foram entrevistas pessoais e domiciliares e que permitiram a Prefeitura Municipal obter dados sobre suas ações e subsidiar futuras decisões estratégicas de comunicação da administração municipal. Ao final do questionário era perguntado ao entrevistado se ele desejaria participar de um grupo de discussão sobre o tema apresentado na entrevista, já direcionando então para a segunda parte desse projeto: o Focus Group, uma das metodologias de pesquisa qualitativa. 

Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foram formados 7 grupos, assim discriminados: 

  • Mulheres com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos  
  • Homens com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos  
  • Mulheres com renda familiar entre 2 e 5 salários-mínimos 
  • Homens com renda familiar entre 2 e 5 salários-mínimos  
  • Mulheres com renda familiar acima de 5 salários-mínimos 
  • Homens com renda familiar acima de 5 salários-mínimos 
  • Homens e Mulheres – funcionários públicos municipais, qualquer renda 

 

Cada grupo foi formado por entre 8 a 12 participantes e teve duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. Houve todo o cuidado na formação dos grupos em selecionar participantes de ocupações diversas, de todas as faixas de idade e morando em diferentes bairros da cidade e, sobretudo, com avaliações dos governantes que iam de ótimo a ruim (identificados com base na pesquisa quantitativa anterior).  

Esta metodologia qualitativa permitiu que os participantes falassem de forma mais ampla e segura sobre sua vida cidadã. Os grupos foram conduzidos por um mediador que foi apresentando os temas e coordenando as colocações de cada participante, conduzindo de forma que todos pudessem se expressar com segurança. 

Para este projeto foram abordados os seguintes temas: 

  • Qualidade de vida e satisfação em morar na cidade, bem como seus principais problemas; 
  • Satisfação com os serviços públicos: saúde, educação, segurança, transporte público, pavimentação e geração de empregos;  
  • Avaliação da administração municipal e seu secretariado;  
  • No grupo específico de funcionários da Prefeitura foram avaliadas as condições de trabalho e melhorias a serem alcançadas, bem como a comparação com as gestões municipais anteriores; 
  • Comunicação e ações da Prefeitura; 

Os resultados obtidos permitiram um mapeamento preciso da atual situação da cidade de forma a propiciar análises seguras para as ações e estratégias da Prefeitura e suas secretarias, tendo como objetivo maior o bem-estar da população. 

Notícias Relacionadas

Pesquisa Tracking: o que é e como utilizá-las estrategicamente no período eleitoral

A pesquisa com a metodologia Tracking consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma diária. Com base...

Controle de qualidade em pesquisa de opinião. Conheça mais!

Pesquisa de opinião é assunto sério, precisa ser realizada por profissionais especializados e contar com elevados padrões de...

Entre em contato para saber mais

Todos os direitos reservados

Com muito ♡ por