Coronavírus – 5 perguntas fundamentais que o Prefeito precisa fazer junto aos seus cidadãos em tempos de pandemia
O cenário de desafio enfrentado pelos municípios do Brasil frente à pandemia do coronavírus trouxe a necessidade da implementação de várias medidas, afetando a vida de todos os cidadãos, e em especial dos comerciantes, empresários e prestadores de serviço. Esse novo cenário, com mudanças drásticas no cotidiano da população desperta sentimentos de dúvida e insegurança, o que gera debate constante sobre a necessidade e a eficiência das restrições adotadas pela administração pública. Neste momento de crise social, a figura do Prefeito ganha destaque, de forma positiva ou negativa, já que ele é o representante municipal no comando das ações para mitigação dos efeitos da crise.
Nesse contexto, realizar uma pesquisa de opinião com a população sobre os rumos da cidade e sobre a concordância com as ações da prefeitura se torna fundamental para auxiliar na gestão da crise. Saem os “achismos” e especulações e entram informações técnicas e científicas sobre quais os rumos que população quer que a cidade siga.
Várias prefeituras têm investido na consulta da opinião dos cidadãos, como foi feito em Andradas-MG e cujo link para a pesquisa completa se encontra no final deste texto.
Com base na experiência recente da MDA Pesquisa, destacamos em seguida 5 perguntas fundamentais, que neste momento são:
1 – Você aprova as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal para combate ao coronavírus?
2 – Por mais quanto tempo você considera aceitável que o comércio deve permanecer fechado?
3 – Qual a sua opinião a respeito do isolamento em casa como medida de prevenção?
4 – Qual o tipo de isolamento que você está praticando?
5 – Você concorda com a utilização obrigatória de máscaras para sair de casa?
Com base nas perguntas acima, é possível conhecer o apoio popular às medidas adotadas, antecipando tendências de comportamento, permitindo ao gestor avançar em consonância com o pensamento popular.
COMO FUNCIONA:
Esta modalidade de pesquisa consiste na realização de 200 entrevistas por telefone durante o dia, com entrega dos resultados no começo da noite. O projeto pode ser realizado por mais de um dia, sendo recomendado a realização de ao menos uma coleta por semana, o que permitirá acompanhar a evolução dos indicadores ao longo do tempo. Além dos resultados gerais para cada pergunta, é possível conhecer como pensa a mulher, o homem, os mais jovens, os mais velhos, ricos e pobres, dentre outras estratificações.
No link a seguir você visualiza os resultados de pesquisa realizada na cidade de Andradas/MG:
http://www.andradas.mg.gov.br/noticia/3233/pesquisa-realizada-em-andradas-mostra-aprova-o-da-popula-o-ao-combate-ao-covid-19