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QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS PESQUISAS ADMINISTRATIVAS?


O que é uma boa administração pública? Como se medem os resultados? 

Estudiosos da administração pública, internacionais e nacionais, afirmam a importância do planejamento de estratégias para administrar uma cidade, reiterando a atualidade do tema “gestão pública” na agenda dos governos. Esses mesmos pesquisadores apontam com frequência a dificuldade da participação da comunidade em torná-la participativa e engajada. Apontam, então, que dois fatores críticos de sucesso se apresentam ao gestor: a elaboração do plano estratégico, bem como sua constante avaliação e o engajamento da sociedade civil. Nessa tarefa, as pesquisas são mais do que necessárias, são imprescindíveis 

Trazendo para a esfera do município, a prefeitura e seus órgãos administrativos convivem em um ambiente organizacional em que predomina a demanda por informação para a tomada de decisão. É tão correta a frase: “a pesquisa deve ser encarada como uma atividade cotidiana”, que a Carta de Serviços ao Cidadão indica o uso das pesquisas de satisfação, dentro de três objetivos descritos a seguir: 

  • Assegurar a efetiva participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados;
    § Possibilitar a identificação de lacunas e deficiência na prestação de serviços;
    § Identificar o nível de satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados. 

As várias modalidades de pesquisas conseguem fornecer subsídios para os objetivos propostos na carta, como por exemplo, o uso de indicadores precisos e bem elaborados, que medem e acompanham a qualidade e a satisfação dos serviços públicos por parte de seus usuários. Sendo assim, a pesquisa de satisfação ajudará as unidades prestadoras de serviços a criar, monitorar e avaliar a qualidade e satisfação dos seus serviços públicos em diferentes setores de ação na sociedade. 

Para isso, faz se necessário que o questionário seja bem elaborado e bem coletado, com uma amostra correta, para que os gestores tenham um diagnóstico da percepção do cidadão, além de acolher as suas sugestões de melhoria e sobretudo, não menosprezar suas reclamações e insatisfação. 

Aliado a isso, é preciso movimentar uma rede de comunicação com o usuário do serviço público e uma ampla divulgação ao cidadão, utilizando as várias ferramentas do marketing no setor público além de trazer nossa visão da gestão pública para o cidadão, baseado nas palavras lúcidas de Layon Carlos César: “para desvincular a visão de marketing único e exclusivamente como resultado de propagandas eleitorais ou do papel de marketeiros políticos”. 

O tema merece mais estudo e reflexão, e nesse sentido, continuamos nossa reflexão em outros textos, com os questionamentos: “Por que as pesquisas são importantes para o gestor público?” e “Para que servem as pesquisas administrativas.” 

Ana Carolina Azevedo – Socióloga e diretora do Instituto MDA 

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