QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS PESQUISAS ADMINISTRATIVAS?
O que é uma boa administração pública? Como se medem os resultados?
Estudiosos da administração pública, internacionais e nacionais, afirmam a importância do planejamento de estratégias para administrar uma cidade, reiterando a atualidade do tema “gestão pública” na agenda dos governos. Esses mesmos pesquisadores apontam com frequência a dificuldade da participação da comunidade em torná-la participativa e engajada. Apontam, então, que dois fatores críticos de sucesso se apresentam ao gestor: a elaboração do plano estratégico, bem como sua constante avaliação e o engajamento da sociedade civil. Nessa tarefa, as pesquisas são mais do que necessárias, são imprescindíveis
Trazendo para a esfera do município, a prefeitura e seus órgãos administrativos convivem em um ambiente organizacional em que predomina a demanda por informação para a tomada de decisão. É tão correta a frase: “a pesquisa deve ser encarada como uma atividade cotidiana”, que a Carta de Serviços ao Cidadão indica o uso das pesquisas de satisfação, dentro de três objetivos descritos a seguir:
- Assegurar a efetiva participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados;
§ Possibilitar a identificação de lacunas e deficiência na prestação de serviços;
§ Identificar o nível de satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados.
As várias modalidades de pesquisas conseguem fornecer subsídios para os objetivos propostos na carta, como por exemplo, o uso de indicadores precisos e bem elaborados, que medem e acompanham a qualidade e a satisfação dos serviços públicos por parte de seus usuários. Sendo assim, a pesquisa de satisfação ajudará as unidades prestadoras de serviços a criar, monitorar e avaliar a qualidade e satisfação dos seus serviços públicos em diferentes setores de ação na sociedade.
Para isso, faz se necessário que o questionário seja bem elaborado e bem coletado, com uma amostra correta, para que os gestores tenham um diagnóstico da percepção do cidadão, além de acolher as suas sugestões de melhoria e sobretudo, não menosprezar suas reclamações e insatisfação.
Aliado a isso, é preciso movimentar uma rede de comunicação com o usuário do serviço público e uma ampla divulgação ao cidadão, utilizando as várias ferramentas do marketing no setor público além de trazer nossa visão da gestão pública para o cidadão, baseado nas palavras lúcidas de Layon Carlos César: “para desvincular a visão de marketing único e exclusivamente como resultado de propagandas eleitorais ou do papel de marketeiros políticos”.
O tema merece mais estudo e reflexão, e nesse sentido, continuamos nossa reflexão em outros textos, com os questionamentos: “Por que as pesquisas são importantes para o gestor público?” e “Para que servem as pesquisas administrativas.”
Ana Carolina Azevedo – Socióloga e diretora do Instituto MDA