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POR QUE AS PESQUISAS SÃO IMPORTANTES PARA O GESTOR PÚBLICO?


Objetivos conflitantes, multiplicidade de interesses e as características burocráticas de um ambiente institucional. Com esses três aspectos inerentes ao desempenho do setor público, como as pesquisas de satisfação, as entrevistas em profundidade, os levantamentos de clima organizacional, entre outras tantas, podem colaborar para uma gestão municipal com efetividade? 

A política pública surge a partir do embate das seguintes forças: o poder público (prefeito, vereadores e equipe de governo), o poder econômico (empresários, comerciantes, indústria, entre outros) e o poder social (movimentos populares, associação de moradores, grupos da sociedade civil, sindicatos, elites etc.). Como já destacamos, esses poderes nem sempre possuem os mesmos interesses e todos possuem direitos, que esperam que sejam reconhecidos e solucionados pelo prefeito. 

O governante deve buscar regras garantidoras de um maior equilíbrio nas relações de poder estabelecidas na sociedade e não raro pode ter de ser contrário às necessidades de um certo segmento para proteger os interesses mais gerais de outra parte. Para essa situação que o prefeito irá enfrentar, uma pesquisa assertiva como a entrevista em profundidade seria de grande valia, de forma que ele e sua equipe tenham acesso a relatórios sólidos e amplos, contendo a visão de diferentes setores da sociedade, de forma segura e corretamente coletada. 

Outro exemplo de aplicação de pesquisa administrativa, é o denominado levantamento de clima organizacional, sendo também potente instrumento avaliativo, diante de uma administração pública com processos internos altamente burocratizados, fragilidade nas estruturas e deficiências na estratégia, que geram o clientelismo, corporativismo e a corrupção. Exige-se dos governos, além da necessidade de elevar os níveis de desempenho da gestão, maior atenção no que se refere à ética, à moral e à transparência na administração pública. 

Os desafios são muitos e se impõem ao prefeito: desenvolvimento da cultura do planejamento, com geração de conhecimento e dados para implementação de políticas públicas, com base em um diagnóstico interno (questionário aplicado ao setor público) e o diagnóstico externo (questionário aplicado à população e ou a segmentos específicos da sociedade civil). 

A pesquisa administrativa é a ferramenta apropriada para a compreensão de uma realidade ou situação-problema que a cidade vivencia, para que seja elaborado um diagnóstico preciso e o acompanhamento de indicadores de eficiência, qualidade e satisfação. Por fim, é preciso avançar cada vez mais, sempre incorporando novas metodologias, amostras e questionários estruturados, para que a pesquisa possa ser valiosa contribuição científica, para a construção de um modelo de gestão do município com atuação eficiente. Tratamos mais deste assunto nos textos: “Para que servem as pesquisas administrativas?”, “Quais os benefícios da pesquisa administrativa?” e “Os principais tipos de pesquisa administrativa”. 

Ana Carolina Azevedo – Socióloga e diretora do Instituto MDA 

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