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6 motivos pelas quais a prefeitura pode e deve realizar pesquisas de opinião


Em nossas reuniões com prefeitos sempre surge a dúvida se a Prefeitura pode contratar uma pesquisa de opinião e a resposta é simples e clara: Pode e deve contratar. Os prefeitos e seus assessores, em geral, têm contato com as pesquisas de opinião apenas para medir intenção de voto, potencial de vitória e níveis de rejeição. São poucos os que enxergam as pesquisas de opinião como aliadas na gestão pública. 

Listamos abaixo os seis principais motivos para realização pesquisa de opinião pela Prefeitura. 

1 – NÃO SE MELHORA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE 

Regra básica da administração, só podemos melhorar aquilo que conhecemos e, portanto, precisamos estar sempre obtendo informações sobre a cidade que administramos. São várias as formas de se obter informações, tanto por meio da realização de pesquisas de opinião junto à população, quanto pela análise e organização das informações que estão disponibilizadas nas próprias secretarias municipais. 

2 – PESQUISAS DE OPINIÃO CABEM FACILMENTE NO ORÇAMENTO 

A maioria dos Prefeitos acredita, de forma errada, que as pesquisas de opinião para avaliar a administração municipal precisam ser financiadas com recursos próprios, tirando dinheiro do “próprio bolso”. A Prefeitura pode, e deve, sempre colocar a realização de pesquisas de opinião no rol de atividades a serem realizadas e que beneficiam todos os setores da prefeitura. É recomendada a realização de ao menos uma pesquisa de avaliação da administração pública por ano, sendo duas o número ideal. Com o aumento do limite para contratação de serviços sem licitação, as pesquisas de opinião podem ser contratadas com menos burocracia e de forma mais ágil. 

3 – PESQUISA DE OPINIÃO É BENEFÍCIO PARA TODOS 

A realização de pesquisas de opinião pela administração municipal apresenta benefícios para todos os envolvidos: 

PREFEITO: Passa a ter acesso a informações precisas sobre as demandas da população e sobre como seu mandato e suas ações estão sendo percebidas. 

SECRETÁRIOS: Com base nas informações da pesquisa, todas as secretarias recebem informações sobre sua área, indicando as prioridades e criando indicadores que serão monitorados ao longo da gestão. É mais fácil cobrar ações de secretários com base em números do que com base em percepções que o prefeito possa eventualmente ter. 

POPULAÇÃO: Além de ter um canal para expressar suas opiniões, com a realização das pesquisas a população passa a contar com um gestor municipal preocupado em ouvir o que a população pensa, facilitando que as ações sejam direcionadas para o que é prioritário segundo as demandas do cidadão. 

4 – CONTRATE PESQUISAS E GANHE UMA CONSULTORIA 

Ao realizar pesquisas de opinião de forma contínua, com o mesmo Instituto de Pesquisa, você se relaciona com os diretores da empresa, que acabam atuando como consultores externos da administração municipal. São pessoas com experiência em dinâmicas populacionais e da forma como o cidadão reage à atuação da prefeitura. É um profissional que estará junto auxiliando a tomada de decisões, interpretando os indicadores e alertando sobre possíveis problemas que o prefeito possa passar ao longo do mandado. 

5 – QUEM TEM MEDO DE SER AVALIADO, ACABA SE DANDO MAL 

Em estudos realizados e conversas com diversos prefeitos ao longo dos últimos 30 anos, há um receio em realizar pesquisas de opinião por medo de ver que seu trabalho pode estar sendo mal avaliado. Uma coisa é certa, quem tem medo de ser avaliado, em geral, acaba terminando o mandato com rejeição elevada, pouca aprovação e dificuldades para reeleição ou fazer o seu sucessor. É importante que o Prefeito conheça, de forma assertiva e por meio de profissionais qualificados, qual a real situação da percepção popular e quais as principais demandas. Uma eventual constatação de que seu governo possa estar mal avaliado é o ponto de partida para a organização da gestão municipal, ampliação das cobranças junto aos secretários, com objetivo de reverter a opinião pública e, nas medições futuras, conseguir percentuais mais elevados de aprovação. 

6 – PESQUISA VAI ALÉM DO SEU CÍRCULO DE AMIZADE 

A realização de pesquisas leva em conta a opinião de uma amostra de entrevistados de todas as regiões da cidade, diferentes níveis econômicos, sociais, idades e percepções. Em geral, o prefeito está limitado ao seu círculo de amizades e de assessores, que normalmente só dizem o que o prefeito quer ouvir, o que pode passar a impressão de que “está tudo bem”. É comum escutarmos citações do tipo: “mas com todo mundo que eu converso lá eles dizem que está bom” ou “lá naquele bairro todo mundo que eu conheço fala bem de mim”. Concordamos que é bom que o prefeito escute isso e é melhor ouvir isso do que nada, mas o que vale mesmo é o que a população pensa e, para isso, nada melhor do que uma pesquisa de opinião isenta e que garanta o anonimato dos entrevistados. 

E aí? O que é melhor para você, sua equipe e seu legado: Descobrir que está mal avaliado quanto faltam oito meses (ou menos) para o fim do mandato ou quando ainda falta um ano e meio e ainda há tempo para reverter eventual situação desfavorável? 

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