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6 grupos de perguntas para avaliar sua administração municipal


Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já dizia: “Se você não pode medir, não pode gerenciar”. Diante disso, nada mais evidente do que a necessidade de medir a satisfação da população com as ações realizadas pela administração municipal. 

Este artigo apresenta uma metodologia própria, criada para realizar uma avaliação completa da percepção do cidadão em relação ao poder público, com ênfase em seis pilares de atuação municipal, gerando informações capazes de impactar todas as áreas da gestão pública. 

1 – QUALIDADE DE VIDA: Tem como objetivo avaliar como o cidadão percebe a qualidade de vida que ele e sua família possuem, em especial nos aspectos relacionadas às ações do poder público. Também busca avaliar o comparativo entre a situação atual e os últimos anos. 

2 – NECESSIDADES DO MUNICÍPIO: Aqui são abordadas questões sobre o que cidadão considera como prioritário a ser resolvido em seu bairro e sua cidade. É importante diferenciar esses níveis de abrangência e permitir que o entrevistado indique o que a prefeitura pode fazer para melhorar a sua vida, da sua família e da comunidade em geral. 

3 – SERVIÇOS PÚBLICOS: Neste ponto, os entrevistados são estimulados a pensar sobre diversas áreas de atuação da prefeitura municipal, como saúde, limpeza urbana, saneamento, pavimentação, dentre outras. É importante que ele indique a satisfação e o nível de importância de cada área de atuação avaliada. Desta forma é possível comparar diferentes serviços públicos, indicando quais os mais importantes para promover qualidade de vida da população. 

4 – AVALIAÇÃO DOS GOVERNANTES: Esse bloco busca medir o nível de satisfação do cidadão com a atuação dos governantes municipais, permitindo a comparação entre eles e criando indicadores para serem monitorados ao longo do tempo. 

5 – COMUNICAÇÃO: Com as recentes mudanças no comportamento do cidadão / eleitor, as facilidades de comunicação e a disseminação cada vez mais frequente de fake news nos dias atuais, torna-se fundamental que a Prefeitura conheça e entenda de que forma o cidadão se informa sobre as ações da prefeitura municipal em prol dos munícipes. É sabido que é dever da prefeitura informar o cidadão sobre suas ações, o que nos permite concluir que também é dever da prefeitura conhecer como é esse processo de informação pelo cidadão. Tudo isso colabora com a equipe de comunicação de forma a criar as melhores estratégias para informar de forma correta o cidadão. 

6 – PERCEPÇÃO DO CIDADÃO: Esse bloco final apresenta algumas afirmações qualitativas sobre a cidade, prefeitura, desenvolvimento e meio ambiente, permitindo uma visão mais ampla sobre assuntos que impactam a vida da sociedade. 

Com base nos grupos de questões acima, é possível realizar um diagnóstico preciso da administração municipal, trazendo eficiência para a gestão pública, identificando as necessidades da população e comunicando de forma mais assertiva. 

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